quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Lentes de contacto: sim ou não?

Desde o meu 5º/6º ano de escola, sempre usei óculos e, como tinha muito astigmatismo, o meu oftalmologista sempre me disse que eu não podia usar lentes de contacto.

Há uns meses atrás (quase um ano, talvez), decidi arriscar e fui a uma consulta grátis num oculista, onde me examinaram a vista e encomendaram um par de lentes para eu experimentar (não tive de pagar nada). 

Experimentei e nunca mais quis outra coisa. Ao contrário do que muita gente pensa, as lentes mal se sentem e são muito fáceis de utilizar. É claro que no início estranhamos um pouco e demoramos muito a colocar e tirar.

Uma das vantagens é não ter de estar a limpar as lentes dos óculos um monte de vezes ao dia (ora porque apanhavam poeira, ora porque apanhavam chuva, etc). Para além disso, esteticamente, gosto muito mais de me ver sem óculos.


A sua manutenção também é muito fácil:

De manhã, lavo bem as mãos, tiro as lentes do estojo próprio e coloco-as (cada pessoa tem os seus truques para as colocar, mas é muito fácil)

À noite, retiro o líquido do dia anterior do estojo e coloco mais, lavo as mãos, retiro as lentes e guardo-as (o estojo tem um "compartimento" para cada olho, para não misturarmos as lentes).

Cada vez que compramos o líquido para as lentes, vem incluído um estojo novo, para não usarmos sempre o mesmo, o que evita possíveis infecções.

ATENÇÃO: É importante deixarmos os nossos olhos descansar. Fazemos isso utilizando os óculos quando estamos em casa, sempre que possível.

4 comentários:

  1. Acho que não conseguia usar lentes de contacto, com receio de me magoar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tinha esse receio (aliás sempre fui "mariquinhas" nessas coisas), mas não magoa mesmo nada!! :)

      Eliminar
  2. Usei lentes desde os 18 anos aos 26 :) e concordo que mal se sentem. No entanto, hoje em dia, há modelos de óculos cada vez mais giros e agora encaro-os como um acessório de moda. Nunca mais voltei ás lentes. Sinto-me mais eu com óculos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahah comigo é exatamente o contrário! Mas concordo que há modelos muito giros! ;)

      Eliminar