terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

O coelho como animal de estimação

Hoje venho falar-vos de como é ter um coelhinho como animal de estimação. Quem segue este blog, sabe que eu tenho uma paixão por coelhos, especialmente pelo meu Bugs. Por isso, hoje venho falar-vos de vantagens e desvantagens em relação a outros animais, dicas, mitos, entre outras coisas.

Quem estiver interessado em ter um orelhudo fofinho deve saber que:

  • Um coelho é um animal que dá trabalho (ao contrário do que se possa pensar)
  • Gosta de estar no seu espacinho, quieto. Não é grande fã de confusões nem de estar rodeado de muita gente/animais.
  • É um animal que só se sente seguro com as patas assentes no chão. Não quer dizer que não podemos pegar neles. Eu pego no meu B<3 a toda a hora e dou.lhe muitooooos beijinhos (quero lá saber, eheh), mas não fico com ele ao colo por muito tempo, porque ele começa a ficar agitado. 
  • Um coelhinho não é como um cão. Não age como um cão. Não aprende truques nem sabe o que quer dizer "não". Acredito que reconheça que eu sou a sua dona, quem lhe dá comida, quem trata dele, e que numa situação em que esteja mais nervoso/assustado se sinta mais seguro se eu estiver presente. Mas não tem aquele sentido de lealdade que um cão tem.

Em relação à alimentação

O Bugs come:
  • Feno (é muito importante e tem de o ter SEMPRE à disposição)
  • Vegetais (já lhe dei, por exemplo, couve, bróculos, espinafres (cuidado: em demasia pode causar pedra nos rins), alface (só dou quando não tenho mais nada em casa, porque é um alimento que, basicamente, não faz nem bem nem mal), cenoura, etc.
  • Fruta (ainda só experimentei dar maçã, mas penso que não seja das melhores opções, por ser doce, por isso, dei pouquinho). Ele gostou, eheh.
  • Ração (pouca) só para complementar se não tiver vegetais que cheguem, porque ele gosta.

Em relação à sua casinha

O meu bunny vive numa gaiola suficientemente grande para ele se mexer à vontade, se colocar em pé (ou em patas, neste caso) e para ter as várias secções divididas. A gaiola deve ter:
  • Uma zona para descanso/brincadeira
  • Uma zona para comer e beber água
  • Um wc

A rotina diária

Todas as noites dou um pratinho de comida ao Bugs, coloco mais feno no seu dispensador (se sobrar feno do dia anterior coloco-o no chão da gaiola para o manter mais confortável e quente), lavo o seu bebedouro e coloco água fresca e limpo o wc (coloco areia específica para coelhos/hamsters/chinchilas).

A casa deve ser limpa todas as semanas ou, pelo menos, semana sim, semana não. 

Os coelhos precisam de se exercitar. Todos os dias precisam de dar o seu passeio. Enquanto limpo a sua casa, deixo-o passear pela cozinha. Se abrir a porta da cozinha, ele sobe as escadas e vai direitinho até ao meu quarto (entre 4 quartos escolhe sempre o meu). Se a porta estiver encostada, começa a empurrá-la com as patinhas até que a consegue abrir e, quando dou por ele, está em cima da minha a cama, a roer-me os cobertores. Ah pois ééé. Mas como ele é fofinho, não consigo ficar zangada com ele. :) 
E isto leva-me a uma parte mais séria de ter um coelhinho. Temos de estar SEMPRE de olho neles quando estão à solta, porque roem TUDO o que encontrarem, desde portas, móveis, papel, cartão, fios de eletricidade (MUITO PERIGOSO!)... 

Brinquedos

O meu Bugs adora caixas de cartão. Se possível caixas em que ele caiba lá dentro. Se eu colocar uma caixa maior que ele na sua casinha (mesmo fechada) ele vai roendo até fazer uma entrada (e às vezes janelas, eheh) e depois esconde-se lá dentro. Falei com o veterinário sobre isso e ele disse que não há problema, desde que a caixa seja simples (que não seja pintada).

Há muitos brinquedos disponíveis em lojas de animais. Já comprei um que era, basicamente, uns troncos pequeninos de madeira que, todos juntos, faziam uma plataforma que ficava suspensa (presa na gaiola por correntes finas) e formavam o género de um baloiço. Basicamente, servia para ele ir lá para cima e descansar. Entretanto ele cresceu e deixou de caber lá, gordiiinhooooo. :P 

Outros brinquedos:




                 
Cuidados de Saúde

Os coelhos que tenham contacto com o exterior (que brinquem no jardim, por exemplo) devem ser vacinados. 
É sempre bom levar o coelhinho ao veterinário de vez em quando, especialmente se notarmos algo de diferente no seu comportamento. 
Sabemos que os coelhinhos têm algum desconforto/dor se rangerem os dentes. 

Gostaram de saber estas coisas sobre coelhinhos? 
Sei que o post é grande, mas quando falo do meu Bunny entusiasmo-me! :D
Por favor deixem sugestões, dúvidas ou acrescentem coisas que achem importantes nos comentários! 

1 comentário: